A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), continua com a vacinação contra a febre aftosa na zona rural de Mossoró. Duas equipes se deslocam para as comunidades rurais para imunizar os animais nesta segunda etapa da campanha, que iniciou no último dia 1º de novembro e se estenderá até o final do mês.
Nesta semana, a Secretaria de Agricultura visitará aproximadamente 40 localidades. Nesta quarta-feira (8), uma das equipes esteve no bairro Pintos realizando a vacinação no rebanho.
“Acho muito importante esse trabalho da Secretaria da Agricultura porque com a vacinação deixamos imunes os animais e para mim é uma terapia ocupacional ter esse rebanho. Todo ano vacino os animais e sempre estou atualizando a vacinação do rebanho”, disse Francisco de Oliveira Pereira, criador de bovinos. Em sua pequena localidade foram imunizados 11 animais com idade abaixo de 2 anos.
A febre aftosa é uma doença causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.
A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa realizada no primeiro semestre de 2023 imunizou 4.966 bovinos. O número superou a expectativa inicial da Secretaria de Agricultura, que era de 4.500 animais. Nesta etapa todos os animais precisavam ser vacinados. Mais de 400 agricultores mossoroenses foram beneficiados com a iniciativa da Prefeitura de Mossoró.
“Nós nos deslocamos para as comunidades para a imunização destes animais. Seguimos um cronograma previamente divulgado pela Secretaria de Agricultura”, informou o aluno do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Emanoel Fernandes, que integra uma das equipes de vacinadores.
Nesta quarta-feira, além da comunidade dos Pintos, a Secretaria está vacinando animais contra a doença em P.A São Romão, Pau Branco, Rincão e Ufersa.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA 2023 – NOVEMBRO – 2ª ETAPA
9/11 Quinta-feira – Santo Antônio, Ema, Cajazeiras I e II, Pau D’arco, Tabuleiro Alto, P.A. Jurema, P.A. Boa Fé, Góis, Puxa Boi e Canto do Junco
10/11 Sexta-feira – P.A. Olga Benário, P.A. Oziel Alves, P.A. Maísa, Pomar, P.A Maísa Nova União (Poço 10), Jardim, Córrego Mossoró