A Catedral já está vazia para o início dos serviços. Nesse período, as atividades religiosas serão celebradas na Igreja Coração de Jesus (durante a semana com missas, batizados e casamentos) e as missas aos domingos terão como local o Ginásio de Esportes do Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs), centro da cidade.
A primeira etapa faz parte de um projeto maior de revitalização da Catedral e que será realizado dentro de um cronograma estabelecido de acordo com as condições financeiras e de tempo da Diocese.
Uma das novidades do projeto é a construção de uma cripta (capela no subsolo), como as que existem em edifícios de funções sagradas de todo o mundo, mas ficará para a última etapa do projeto, levando em conta estudos técnicos e de engenharia.
O projeto foi elaborado pelo Apostolado Litúrgico Arquitetura das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, em São Paulo. É o mais famoso escritório de arquitetura sacra do país, especializado em projetos arquitetônicos de construção, reforma, interiores e vitrais, bem como o desenho e execução de painéis artísticos.
Como trata-se de uma obra que demandará recursos de valores elevados, a Diocese vai executar por etapa. A sequência dependerá do orçamento de cada etapa. O calendário será elaborado de uma forma que a catedral não passe tanto tempo fechada, devendo, inclusive, ser reaberta ao final de cada fase do projeto.
No café da manhã com os jornalistas, padre Flávio Augusto Forte Melo, que é pároco da Catedral de Santa Luzia, disse que a ideia é promover uma repaginada bastante significativa, principalmente na parte interna da catedral. Em uma das etapas a igreja ganhará novos vitrais, piso, portas, bancos, climatização e o uso de energia solar.
Padre Flávio entende como necessária a mudança e vê importância em mudar a arquitetura da catedral de Santa Luzia. “Entendemos que a catedral precisa ganhar cara para alguém que entre e queira rezar, quando sair, tenha o sentimento da dimensão da Diocese de Mossoró”, explicou, ao ressaltar que “a mudança terá importância sob o ponto de vista simbólico”.
As reformas como todo projeto de construção, decoração de interiores, seguem as diretrizes elaboradas pelo Concílio Vaticano II, de acordo com as quais a arte sacra deve visar a beleza nobre, mais que a suntuosidade e que as novas igrejas devem ser apropriadas às celebrações litúrgicas com a participação dos fiéis.
Pe. Flavio se emociona ao fazer oficialmente o fechamento das atividades da catedral de Santa Luzia. ” È com coração cheio de emoção que falo para todos vocês da nossa casa,.”
A previsão da retomada é dia 13 de outubro de 2022.
As missas continuam nos mesmo Horários:
De segunda a sexta, no coração de jesus ás 17:00hs
Aos Domingos de 06:hs,09:hs,11:hs e 19:hs no Ginásio Sagrado Coração de Maria ( Colégio das irmãs).
DEIXE O SEU COMENTÁRIO